top of page

Projetos

Projeto de pesquisa: Recomposição de aprendizagem de alunos de escolas públicas de MS

-

A pandemia da COVID-19 impactou fortemente todos os níveis da sociedade, em particular os processos de ensino e aprendizagem dos alunos em todos os componentes curriculares, em particular no ensino da matemática. Nesse contexto, o objetivo deste projeto é investigar, refletir e criar recursos, de modo colaborativo, para favorecer a recomposição de aprendizagem de Matemática após o Ensino Remoto Emergencial em escolas públicas do MS. Para tanto, essa proposta busca aproximar o trabalho de diferentes grupos de pesquisa e professores de escolas públicas do MS em busca de refletir sobre diferentes estratégias para recompor essas aprendizagens. Propomos um trabalho interdisciplinar como um potencializador de aprendizagens significativas e que atenda as necessidades de recomposição em diferentes componentes curriculares. Serão discutidos diversos recursos, que possam contribuir para esse trabalho, com um enfoque especial nas tecnologias digitais usadas em consonância com os objetivos didáticos e pedagógicos de cada disciplina. Esse projeto busca assim contribuir para a formação de professores e aprendizagens dos alunos, além de avançar no debate sobre a recomposição da aprendizagem do ponto de vista teórico, metodológico e prático. 

Este projeto é vinculado ao Pós-Doutorado da Professora Doutora Katiane de Moraes Rocha.

Projeto de pesquisa: Matemática Digital Humanizada

-

Este projeto tem como objetivo promover e analisar processos educativos humanizados envolvendo matemática com uso de TD em diversos níveis de ensino. A proposta está alicerçada em processos de escuta, autoria e colaboração. A concepção teórica a ser utilizada entende que o conhecimento é produzido por coletivos formados por humanos e mídias, uma vez que conhecemos com as mídias, sejam elas a oralidade, a escrita ou as linguagens multimodais. A partir dessa noção, com reflexões e abordagens baseadas em Ubiratan D'Ambrosio e Paulo Freire, propõe-se uma discussão teórica que servirá de base para diversas experiências, entendidas no sentido proposto por Jorge Larrosa, como intervenções pedagógicas e ações formativas humanizadas.

Este projeto tem como coordenadora a Professora Doutora Aparecida Santana de Souza Chiari.

Os projetos são apoiados pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT).

logo-FUNDECT.jpg

Grupos de pesquisa 

Tecnologias Digitais, Mobilidade e Educação Matemática (TeDiMEM)

-

O TeDiMEM (Tecnologias Digitais, Mobilidade e Educação Matemática) iniciou um projeto de pesquisa com o objetivo explorar e analisar possibilidades de uso do celular em aulas de matemática, em distintos níveis e processos educativos. Com isso pretendia-se compreender, dentro do paradigma de pesquisa qualitativa, como esse dispositivo tecnológico poderia entrar na sala de aula de matemática, rompendo uma dicotomia entre o uso naturalizado em atividades diárias e contextos externos à sala de aula e o pouco explorado uso pedagógico. O TeDiMEM  constituiu-se como um grupo de pesquisa ao longo das vivências, discussões e pesquisas dos docentes e discentes envolvidos no projeto. Assim, o processo de tornar-se grupo teve início antes ainda de 2020, com a constituição de reuniões próprias (mas abertas ao público) e do desenvolvimento de ações dentro e fora do PPGEduMat (Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática), ao qual o grupo está ligado. O grupo tem como líder a Professora Dra. Aparecida Santana de Souza Chiari.

Captura de tela 2023-08-23 143117.png

O Grupo de Estudos em Didática da Matemática – DDMat

-

O Grupo de Estudos em Didática da Matemática – DDMat, criado no ano de 2013, conta com a participação de professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS e professores de outras instituições de ensino de Mato Grosso do Sul. O DDMat está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, e tem como líder a Professora Dra. Marilena Bittar, do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O principal objetivo desse grupo é discutir teorias da Didática da Matemática – conhecida como Didática Francesa – bem como desenvolver atividades de pesquisa e extensão. 

Captura de tela 2023-08-23 143426.png

Equipe MatAtiva

Os membros do MAtAtiva são responsáveis pela elaboração e edição das atividades propostas. 

© 2023 MateAtiva.

bottom of page