Sólidos formados por blocos retangulares
- Katiane Rocha
- 23 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Contexto: essa atividade é proposta para iniciar o trabalho com volume no 6° ano.
Unidade temática: grandezas e medidas.
Objeto de conhecimento: capacidade e volume.
Objetivo de aprendizagem: visualizar e calcular a capacidade de sólidos formados por blocos retangulares.
Habilidade: (EF06MA24) resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.
Recursos: atividade impressa e material dourado.
Tempo estimado: 100 minutos ou 2 aulas
Atividade conectadas a essa: no sétimo ano propomos uma atividade que é a consequência dessa atividade (clique aqui)
Metodologia: para essas duas aulas são propostas seis situações que trabalham com a noção de volume, usando a ideia de quantos cabem dentro de um bloco retangular. Essas situações buscam contribuir para a visualização espacial que auxiliará no cálculo do volume de um bloco retangular. As atividades podem ser feitas em duplas e que o professor corrija ao fim de cada atividade.
A primeira atividade trabalha com o volume de um cubo, explorando a relação entre a medida da aresta e a quantidade de cubinhos que podem preencher o bloco retangular (no caso, um cubo). Para essa atividade é sugerido que o professor mobilize um material manipulável que pode ser o material dourado, blocos de madeira, entre outros. Esses materiais auxiliam a visualização dos estudantes.

Na segunda atividade busca-se que os estudantes visualizem o empilhamento de cubos, decompondo-o em camadas e pilhas.

Na terceira atividade é fornecido a quantidade de cubos para encher uma caixa e os estudantes devem comparar e calcular quantos cabem na caixa. Além disso, eles devem determinar as dimensões do bloco retangular. Por fim, busca-se levar o estudante a observar que ao dobrar as medidas do bloco retangular não dobramos o volume.

Na quarta situação é preciso calcular a quantidade de caixas observando a imagem de um caminhão que as transporta. Uma vez feito o cálculo da quantidade de caixas, é necessário determinar quantos litros de água o caminhão está transportando.

Na quinta situação é preciso trabalhar com a relação entre metro e centímetro, para poder efetuar o cálculo da quantidade de tijolos.

Por fim, a última situação incentiva os estudantes a elaborar problemas que usem o cálculo da capacidade de sólidos formados por blocos retangulares.

É interessante que o professor compartilhe os problemas elaborados com a sala.
Avaliação: durante a realização da atividade o professor questiona os estudantes e observa a argumentação dos mesmos.
Comentários do professor sobre a atividade: essa aula propôs situações que articulam o tratamento geométrico e aritmético para calcular a quantidades de blocos em cada figura. Sempre que necessário e possível em sala de aula usamos aplicativos ou materiais manipuláveis que possam ajudar os estudantes a responder às questões.
Nesse site https://toytheater.com/cube/ podemos criar blocos usando cubinhos.

Além disso, podemos usar o projetor para apresentar algumas manipulações com o GeoGebra, por exemplo, nesse link https://www.geogebra.org/m/nDgxKMCC podemos visualizar blocos retangulares.

Esses materiais podem ser usados pelo professor para trabalhar diferentes generalizações.
Anexos: https://docs.google.com/document/d/10ijDHOyQUXOSpe3bbgcis0gEnu_DvsekjmXy5loflVo/edit?usp=sharing
Autora: Katiane Rocha
ความคิดเห็น