DESVENDANDO OS ÂNGULOS INTERNOS DO TRIÂNGULO COM BARBANTE
- MateAtiva
- 13 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de set. de 2023
Contexto: 6° ano ou turmas de recomposição de aprendizagem.
Unidade temática: Geometria.
Objeto de conhecimento: Ângulo, área, vértice, perímetro, classificação de triângulos e instrumentos de medição.
Habilidade: (EF06MA19) Identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos;
(EF07MA24) Construir triângulos, usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.
Recursos: Cordão do tipo barbante e transferidor.
Tempo estimado: 100 minutos.
Metodologia: A atividade será realizada em dupla. No início os estudantes irão unir com um laço as duas pontas de um pedaço de cordão do tipo barbante, formando um perímetro pré-definido. Seguindo, a dupla irá fixar três pontas do cordão, formando um polígono de três lados (Triângulo) Conforme a figura 1.

Figura 1
Então, será feita a demonstração de que se houver a movimentação de qualquer um dos vértices, ainda que se forme um triângulo equilátero, isósceles ou escaleno, o perímetro permanece o mesmo.
Seguindo, as duplas irão construir um triângulo qualquer com o barbante, e com o auxílio do transferidor, medir os ângulos internos. Será repetida a atividade por 3 vezes, com triângulos distintos. Dando continuidade, os estudantes farão a soma dos ângulos internos já registrados. Por fim, será feita a demonstração em lousa da soma dos ângulos internos de que qualquer triângulo sempre será 180°.
Avaliação: Avaliar o conhecimento das classificações dos triângulos e a habilidade com o uso do transferidor.
Referências: Papa Neto, Angelo. GEOMETRIA PLANA E CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS. Fortaleza, Ceará. 2017.
Comentários do professor sobre a atividade: É importante que os estudantes não tenham um conhecimento prévio da somatória dos ângulos internos de um triângulo. Construir a ideia de que erros de medida, no transferidor ou em outros instrumentos de medição existem, portanto a somatórias dos ângulos internos aferida pelos estudantes estão dentro da tolerância.
Autor: Davi de Moura Cheikh.
Comments