Decímetro cúbico , metro cúbico e centímetro cúbico
- Katiane Rocha
- 24 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Contexto: essa atividade é prevista para trabalhar a equivalência entre o litro e o decímetro cúbico no 8°ano ou para recomposição de aprendizagem.
Unidade temática: grandezas e medidas.
Objeto de conhecimento: medidas de capacidade
Objetivo de aprendizagem: visualizar a equivalência entre decímetro cúbico (dm^3), centímetro cúbico (cm^3) e metro cúbico (m^3).
Habilidade: (EF08MA20) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes.
Recursos: material dourado e/ou atividade impressa
Tempo estimado: 50 min.
Atividade conectadas a essa:
Atividade do 6° ano contribuirá para essa aula: (clique aqui).
Atividade do 7° ano que contribuirá para essa aula: (clique aqui).
Atividade do 8° ano que contribuirá para essa aula: (clique aqui).
Metodologia: essa aula é dividida em três momentos: (1) realização de uma atividade que trabalha a visualização das equivalências entre decímetro cúbico, metro cúbico e centímetro cúbico; (2) a formalização dessa conversão tomando como base conversões de uma, duas e três dimensões; (3) aplicação das conversões em diferentes situações.
1° momento:
Para a primeira atividade o professor pode usar o material dourado físico caso ele tenha o mesmo. Senão os estudantes podem usar a imagem para contar a quantidade de cubos.

A ideia é que os estudantes observem que o mesmo bloco pode ser medido com três unidades de medidas diferentes e como o seu volume não se modificou teremos uma equivalência entre as medições.
2° momento:
Nesse momento o professor retoma a igualdade observada na atividade 1 e usa para preencher a tabela de equivalências. Nesse momento, é interessante fazer a comparação dessa equivalência com a conversão de medidas de comprimento e de superfície.

O professor pode aproveitar para fazer exemplos de conversão por exemplo:
Podemos transformar assim: 27 m^3 = 3 m x 3 m x 3 m = 30 dm x 30 dm x 30 dm = 27 000 dm^3.
Podemos fazer: 27 m^3 = 1000x 27dm^3= 27 000 dm^3.
O professor pode trabalhar com diversos exemplos orais.
3° momento:
As três atividades propostas vão trabalhar a necessidade de passar pelo dm^3 para poder pensar em litros. Assim, na questão dois é necessário passar de m^3 para dm^3. E na questão 3 é necessário passar de cm^3 para dm^3.

Essas três atividades buscam contribuir para o trabalho com a conversão de medidas de capacidade, mas precisam ser retomadas em outros momentos.
Avaliação: o professor observa a realização das atividades pelos estudantes.
Comentários do professor sobre a atividade: na primeira atividade a manipulação com o material pode contribuir para que os estudantes percebam as relações entre as diferentes unidades. Mesmo que ela leve mais tempo do que o previsto, acreditamos que seja fundamental trabalhar esse aspecto prático.
Autor: Katiane Rocha
Comments