Litro e decímetro cúbico
- Katiane Rocha
- 24 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Contexto: essa atividade é prevista para trabalhar a equivalência entre o litro e o decímetro cúbico no 8°ano ou para recomposição de aprendizagem.
Unidade temática: grandezas e medidas.
Objeto de conhecimento: medidas de capacidade
Objetivo de aprendizagem: visualizar a equivalência entre o litro e o decímetro cúbico.
Habilidade: (EF08MA20) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes.
Recursos: caixas de leites, cola quente (ou grampeador), régua, durex e tesoura.
Tempo estimado: 50 min.
Atividade conectadas a essa:
Atividade do 6° ano contribuirá para essa aula: (clique aqui).
Atividade do 7° ano que contribuirá para essa aula: (clique aqui).
Atividade do 8° ano que é consequência desta aula:(clique aqui).
Metodologia: o professor separa os estudantes em grupo e mostra grupos como ele acha conveniente, em relação ao tamanho da sala.
Na sequência o professor mostra o vídeo para os estudantes (Projeto: https://www.youtube.com/watch?v=fjmKslDMP8Q ), sem mostrar o momento que é colocado a água.

Para que os estudantes possam acompanhar o processo de construção, o professor mostra a imagem a seguir pedindo que eles a construam duas vezes, usando quadrados de um decímetro de lado.

Depois pede para que eles colem as duas planificações, usando a cola quente ou o grampeador.

Na sequência os estudantes colam a lateral, com cola quente ou durex. No final, com os cubos prontos, o professor e os estudantes preenchem os cubos com 1 litro de água para verificar a relação.
Avaliação: o professor observa se os estudantes constroem corretamente as planificações durante a atividade e no final quando preenche o cubo.
Comentários do professor sobre a atividade: essa atividade pode demorar mais que uma aula, mesmo tomando muito tempo no momento de realizar vai permitir de ganhar tempo no futuro, pois os estudantes vivenciam o processo ao invés de aceitar um resultado.
Autor: Katiane Rocha
Kommentare